segunda-feira, 21 de julho de 2014

Quem Se Prende Ao Passado Não Vê O Futuro?

Olha que fiquei pensando nisso hoje de manhã quando vi a foto da minha amiga de longa data que há muito tempo não vejo.
Ela mencionava o gato peludo que ela tinha há uns 12 anos atrás, talvez...éramos vizinhas, eu adoro gatos, frequentava a casa dela e fiquei surpresa, quando ela, do outro lado do mundo agora, e eu do outro lado do país, mencionou o gato peludo que eu sempre pegava no colo.
Ele era uma enorme bola de pelo. Lindo! Uma almofada chiquérrima, que ficava sempre no sofá branquinho dessa minha amiga, vizinha.
Quando nos falamos pela primeira vez, estava armado um daqueles temporais de verão, no Rio de Janeiro, e eu, na garagem do prédio, olhando aquele dilúvio...sem carro, sem guarda-chuva...e ela me ofereceu uma carona pois nosso destino era o mesmo:buscar nossas filhas na escola.
E de lá para cá, ficamos amigas, era bom mas agora parece até melhor. Não sei explicar. Ficou uma saudade gostosa de tudo o que era vivido naquela época.
Mas se me perguntam se quero reviver aquilo tudo, respondo categoricamente que não. E acredito que ela também!
Mas fiquei literalmente presa naquela época durante alguns instantes, nessa manhã, lembrando de tudo...e o meu presente estagnou e não conseguia caminhar um passo em direção ao meu futuro. Ainda que ele fosse o almoço...
E ficou essa coisa de pessoas nostálgicas, sempre voltadas para trás, para o passado, para as lembranças.
Pessoas que não conseguem olhar o amanhã porque vivem no ontem. Revivem as emoções do passado e se esquecem das emoções prometidas no futuro, ou ainda no presente!
Que emoção é queimar o arroz e ter um futuro de panela preta para arear à tarde!
Acho saudável a lembrança gostosa, como essa de hoje de manhã, eu e a minha amiga e seu gato peludo e coisa e tal...mas penso que fixar-se no passado é uma pedra e tanto no caminho de quem quer ao menos dar um passinho para frente.
Por isso que ressentimento é o ato de re-sentir determinado sentimento; revivê-lo. A nostalgia te leva por inteiro àquela época saudosa e todas as emoções vividas e parece que a vida fica por lá e não volta nem pode ser vivida no momento presente.
Viver de sentimentos passados, de lembranças não me parece muito saudável.
Exercitando o olhar para frente, para o futuro, para vida a ser vivida!
Quem?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário